segunda-feira, 17 de março de 2008

uma aventura no jornal de notícias

Estágio final de licenciatura. Jornal de Notícias, Porto.Cheguei à cidade nos príncipios do Inverno de 1995. Fiquei instalada num quarto, na rua Alexandre Herculano. Dali ao JN, passando pela Praça da República, era um instantinho. Tinha três meses à minha frente, de trabalho e de animação.
No primeiro dia de estágio cheguei ao jornal e fui conduzida à extinta secção do "Grande Porto".
O editor, entradote, cabelos brancos, cara fechada, poucos sorrisos e menos falas, levou-me a dar uma volta pela redacção. Muita gente de meia-idade, alguma malta nova, alguns recém-chegados ao jornal. E logo o teu olhar a chispar para mim..no meio da "palpitante" secção de "Desporto".
Nunca mais me largaste. Mostraste-me o prédio. Fomos lá acima ao bar, tomamos café, conversamos e tudo começou ali. Eras minhoto, tinhas uma fala engraçada. Almoçamos e lanchamos juntos nesse dia e no outro e no outro e fomos criando raízes.
O ambiente dentro da sede do JN dava provavelmente para escrever um livro e adaptar para cinema, numa longa longa metragem..adiante. Gostei, é muito vintage. Respira-se um orgulho nortenho, tradicionalista. Pouco habituados a piercings e cabelos de cores berrantes , na altura, arregalaram os olhos quando olharam para mim à primeira e perguntaram coisas espirituosas como "morreu-lhe o gato menina?" ou "caiu-lhe uma lata de tinta na cabeça, foi?". Dias depois já brincavam comigo e, confesso, era gente muito interessante apesar da mentalidade um bocadinho...."fato e gravata", se me entendem. Os homens bem mais simpáticos que as senhoras,a bem da verdade..agora provavelmente a redacção estará renovada, na altura era tal e qual. Quando o ambiente ficava "carregado" refugiava-me em cultura ..o sr "White" era (é?) uma delícia e um cavalheiro... (continua)

2 comentários:

afectado disse...

Vamos lá ver o que nos trás este regresso ao passado...

JCA disse...

tal como o "afectado" diz... um regresso ao passado...

advinha-se uma aventura... a contraposição entre sangue novo e mente aberta V.S os velhos do restelo?

cá estarei para te ler

Beijos provocantes